terça-feira, 5 de janeiro de 2016

NATUREZA EM CASA__cactos & suculentas



Vou começar a publicar/guardar/armazenar aqui no Kintall,a minha :

NATUREZA EM CASA.

As plantinhas,os bonsai,,os cactos & suculentas e vou-me "meter outra vez com as thillandsias...



E para começar ;não pode ser tudo de uma vez ;vou abrir este tema pessoal pelos Cactos & Suculentas....

O que são?
Existe na web,um sem número de explicações desde o mais básico aos mais complicado que os leigos como eu pouco entendem...
Por isso neste  tema pessoal,vou dar a minha ideia e as minhas "aventuras" e motivos de tal "aficion"..


Começo então pelos Cactos & Suculentas...
Andes de mais quero dizer,que os amantes destas plantas,não estão sózinhos no mundo e existe uma vasta comunidade "webnaútica" para trocar ideias,tirar ideias,conhecer outras formas de interagir que não a nossa,discutir assuntos relacionados etc.....
Vários blogs muito engraçados das aventuras e desventuras com as Suculentas e cantinhos lindos destas espécies....




Bom visto isto ,vou passar à minha pessoa e as minha paixão.

Como não posso ter plantas muito exigentes nos seus tratos,apaixonei-me pelas Suculentas,,porque na maioria são razoávelmente fáceis de cuidar e devido à sua combatividade e resistncia ,são ideais para alguns desvaneios mais criativos,o que é uma vertente que gosto de trabalhar com as plantas...

Outra das maneiras que gosto de inter-agir com elas é através de plantas que não sendo autócnes ,estão implantadas, consulidadas em vários lugares mais selvagens,,e são essas a minha predileção.....
Um tema que vou fazendo aos poucos... e como tinha de começar por alguma ,,abro com as:




++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++




NATUREZA EM CASA

CACTOS & SUCULENTAS


AGAVES


Agaves ou como as conheçemos normalmente ,as Piteiras,,,,as mais comuns as Americanas,variegata e Marginata....


ENVASADAS


Uma espécie que se vê bastante nos campos,nas serras,nos lugares mais inóspidos,por vezes em vasos ou em jardins.
Uma "planta importada" que aos poucos tem-se tornado parte da paisagem do meu Kintall,"intrometendo-se" entre Prunos e Oleas ou entre Ciprestes e Quercus..










AGAVE

É uma espécie que segundo informação que busquei desde o meu interesse em aproveitá-la para envasar,foi com curiosidade que que deparei com uma planta que anuncia a sua morte com a ultima e primeira floração..Uma mística de dever cumprido!
Nasce,cresce e por fim ,deixa para o que virá centenas de sementes e padece voluntariamente..













Mais místico e curioso será ainda a designação que lhe tem sido embutida como o terminis do seu ciclo no ano 100 da sua vida.Sendo apelídada em comum por a "árvore dos cem anos" nos países com idioma inglês (Century Plant).

Pois não passa mesmo de um mito,pois conforme rebusquei em literatura mais cientifica,a maior parte das variedades de Agave vai florir (e morrer de seguida) em 20 a 30 anos e muitas em menos tempo,sem se ter encontrado uma explicação para o porquê do momento em que o faz.











Outra curiosidade é o pais de onde é originária ser um pais que tem como uma das embaixatrizes por o mundo fora,uma bebida que é realizada através da Agave Tequilana, por isso o seu nome de Tequila,como lhe chamaram no México e agora é chamada em todo o mundo.



Na Europa não encontrei nenhum motivo especial da sua importação; por certo não será devido aos seus bicos para comer caracois,nem tão pouco para esperar 30 anos para os amantes da World Music serrarem o tronco da sua inflorescência para produzirem os instrumentos de sopro chamados de Didgeridoos (cornetas aborigenas!!),que já estiveram em grande moda pela Europa.



.. em cima e em baixo duas fotos que realizei a um amigo que fabrica e toca instrumentos de musica através da captura dos troncos da inflorescência de agaves,. 



Talvez para sebes aguçadas delimitadoras de propriedade??,ou apenas para ornamento de espaços?? ou para produzir licores ou medicamentos ?? não existe ou pelo menos, não encontrei nada nem nenhum documento que retrata-se esse aspecto..sabe-se apenas que chegou à já alguns séculos e que agora está de "pedra e cal" nos mais variados locais...

???!!

Catalogadas estão 225 variedades ,talvez houve-se algumas mais apropriadas para aplicar em pequena escala,com as folhas mais delgadas e mais apelativas..contudo interessei-me pela variedade que faz parte do quadro do imaginário da minha vivência : a Piteira como normalmente são conhecidas ou a Agave Americana no seu nome cientifico.


Agave americana



Agave americana
var.mediopicta alba

Folhas com listas amarelo e azulado...Azulado do lado de fora.


Agave americana
var,marginata aurea

Folhas com listas amarelo e azulado...Amarelo do lado de fora.


- Decidi tentar fazer alguns envases com esta espécie!!



A partir de "filhotes" da planta mãe que abundam sempre de volta da mesma...







Aprefundei um pouquinho mais o conhecimento sobre esta suculenta tão comum no meu Kintall...
E decidi tentar alguns envases com a mesma, utilizando como vaso, pedras naturais que talvez possam vir a dar um "cheirinho" de rusticidade ao meu Kintall.

Guardo aqui num "post" para efeito os trabalhos que realizarei com a espécie em pequenas rochas produzidas pela natureza..


OS MEUS ENVASES
Agave




















Sem comentários:

Enviar um comentário